Essa foto saiu de minha câmera fotográfica... Nesse jardim, percebi-o com o seu chapeu cuidando das flores , tocando a terra que semeava os seus versos incondicionalmente!Em uma rua tranquila , bem no alto do morro, foi construída a casa, onde, um homem simples brincava de ser poeta !
21/06/2012
Atender ao convite de um poeta, quando, em nossas mãos vêm parar os seus poemas mais marcantes e contundentes , sem dúvida nenhuma é uma emoção indescritivel, mas
conhecer de perto, o seu jardim, a sua sala de jantar , o seu ninho de amor clandestino, respirar o aroma dos seus livros sobre cada estante, idealizá-lo em sua cadeira, tão sua e somente sua, à espera dos devaneios de sua alma, naquele universo de metáforas que saiam dali para muitos outros mundos, era sem sombra de dúvidas, uma emoção delirantemente inexplicavel...
Não é que é verdade !!!
Estou aqui, respirando a rotina dos prazeres do meu poeta preferido!
Estou no bairro Bellavista , em Santiago, na casa que Pablo Neruda construiu para viver com a sua amada Matilde!
A casa que ele chamou de La Chascona, homenageando a cabeleira farta e ruiva da mulher amada!
Neruda adorava viajar , receber amigos, colecionar coisas, deter-se em seus detalhes e significados mais simples...
Era um colecionador intrigantemente apaixonado!
Adorava o mar !
O seu ninho de amor reunia tudo que ele precisava para dali mergulhar no seleto paraíso, que o embriagava a cada mergulho , tornando-o senhor de ricas imagens e construções secretamente esculpidas pelo seu sentir, para além do seu acervo interior tão recheado de sutilezas.
Adorava dormir , logo após o almoço. Não disfarçava para ninguém o seu desejo de recolher-se para a sesta.
Cada cantinho de sua casa traduzia o seu jeito de ser na intimidade.
Tudo que ali permanecia exposto à ação do tempo, jamais se quebraria, estava eternizado em seus livros.Era fácil reconhecer a origem de cada poesia, ali projetada na formatação de cada ambiente.
Um dia , selecionei alguns momentos especiais para mim.
No dia 26/06/2012 , em Santiago , um deles aconteceu:
Conheci de perto o mundo do meu poeta Neruda!
Pablo Neruda , foi o homem que escreveu a história que desejou viver incomparavelmente !
"Matilde e Neruda se conheceram num concerto ao ar livre, na Cidade do México. Ambos eram comprometidos. Ele casado e ela envolvida com sua carreira de cantora lírica internacional.
Ao se reencontrarem em 1949, quando se iniciava a permanência do poeta no exílio, o amor floresceu. Uma espécie de casamento secreto ocorreu em Cannes, tendo como testemunha "somente a luz da lua".
Logo no início da relação, Neruda inventou um nome secreto para Matilde: "Rosário de la Cerda" - a ela foram dedicados os "Versos do Capitão".
Foi fundamental a presença de Matilde na vida de Neruda. Os anos que lhe restaram na companhia, agora oficial, da amada definitiva são pontuados por uma nova grande onda de criatividade: escreveu, fundou e dirigiu uma revista, construiu uma nova casa em Valparaíso e continuou suas viagens."
Lis Lisboa