
21 de Dezembro de 2011...
Não estava em meus planos despedir-me de alguém, nessa tarde de sol e intensa vontade de conversar com pessoas muito mais que especiais.
No entanto, algo me impulsionava para ir ao encontro dessas pessoas.
Eu poderia dar uma volta no Shopping para acelerar a compra de presentes
para o Natal, eu também poderia optar por correr para casa e tomar uma ducha bem fria e revitalizante, poderia ir ao cinema , mas desejei reunir-me com as minhas amigas irmãs , tomar um cafezinho, colocar os assuntos em dia...
E depois de ver passar uns quarenta ou cinquenta minutos seguidos, entre as novidades e projetos, veio a noticia do outro lado da linha.
Alguém muito querido havia partido, após, tantas provações e longo período acamado.
E agora? Ficamos sem palavras. O pranto veio de forma avassaladora, totalmente sem controle, num misto de emoções desgovernadas sem rumo certo entre o pensar e o agir.
Mesmo sabendo que o seu sofrimento estava tendo um fim, era difícil não sofrer, não chorar , não permitir que a saudade penetrasse no fundo de cada uma de nós, para remexer com a porção amor que ali estava sedimentada.
Era tão difícil aceitarmos essa eterna despedida que nos pegava , agora tão desprevenidas, sem chances de um adeus mais detalhado ou mais compartilhado, na hora exata dessa total solidão que anunciava uma despedida inexorável, surda aos apelos, súplicas, pedidos ou orações entre soluços ou silêncios entrecortados pela dor que implorava um pouco mais da alegria de momentos compartilhados especialmente.
Lembraremos da nossa doce e sensível Nyzinha sempre que a nossa frente, alguém nos olhar com lindos e reluzentes olhos azuis...
Aquele inesquecível olhar que invadia os espaços e mostrava-se tão presente, tão inteiro em convicções e serenidade...
Mulher sentimento, esposa dedicada e fiel , senhora do lar, mãe exemplar, irmã abnegada, cunhada querida, prima dedicada, avó coruja, tia atenciosa e zelosa, sogra cúmplice, amiga de todas as horas, devota dos santos e das causas nobres , admiradora fiel do pai eterno, espiritualidade incontestavel...
Como despedir-nos de um alguém assim?
Como, às vésperas do Natal, aceitarmos essa partida tão difícil de ser encarada?
Aqueles olhos azuis... Aquele riso fácil, contagiante e revelador...
Os sábados e as quartas-feiras não serão mais as mesmas, foram as palavras de seu neto Ticiano... Foram palavras que todos nós sabíamos quantos significados elas carregavam.

Aqueles nossos encontros, aquela mesa grande, as nossas trocas...Os nossos Natais... Sempre era festa , alegria e harmonia deliciosamente compartilhadas naquele lar. Por isso, aquela casa era tão bonita e perfumada!
Agora, esse momento nos trazia a eterna despedida de quem não envelhecerá em nossos corações...
Eternas lembranças não cabem em eternas despedidas...
O coração desobedece e invade o impossivel, trazendo-nos tantas outras certezas de que as nossas histórias não terão fim , porque somos uma família
que unida fará valer o amor pelos séculos, dos séculos amém !
Dedico esse texto à mulher que tomei emprestado para ocupar o lugar da minha mãe , quando esta também se foi, sem despedir-se, tomando-nos de surpresa , com uma dor de saudade muito maior que todo esse mundo que conhecemos e aprendemos a sentir coisas que não sabemos explicar, porque o
coração não entende os códigos que usamos para nos comunicar. Ele não precisa de dicionário nem tradutores, apenas , exerce toda a sua nobreza e essencialidade apesar de , e ainda que... Ama porque ama e para isso, não tem explicações.

Lis Lisboa
Saudades eterna dessa mulher que foi exemplo de vida! Cris Simoes
ResponderExcluirAgradecemos Cris, por você compartilhar com a gente desse momento tão importante para a nossa familia!
ResponderExcluirLis Lisboa
Lembremos dela com muito carinho e amor, pois onde ela estiver esta na paz de DEUS. Fofiz vou sentir eternamente saudades e te amarei por todo o sempre. Bjs Fafi
ResponderExcluirFafi:
ResponderExcluirEla estará sempre em nossas lembranças
porque sempre soube manter todos unidos
e bem equilibrados na vida!
Ela foi uma mulher grandiosa e sábia!
Ela será uma eterna lembrança, um presente que Deus nos deu para nos guiar e acolher nos grandes e dificeis momentos de nossas vidas!
Um anjo que agora, lá de cima continuará guiando os nossos passos e contando ao nosso Pai Eterno como foi a sua missão aqui na terra com cada um de nós.
- Olhe,Senhor! Aquela moreninha destemida e corajosa ali, naquele Café em Portugal é a Fafi. A minha netinha rebelde que quando bota uma coisa na cabeça, não tem quem tire.
Veja como ela é determinada, vive sozinha na Europa e não grita por socorro...
Ela é mais corajosa do que a avó que nunca saiu de perto de sua ninhada.
Querida realmente você é Lis ... olhe as vezes também me pergunto porque as pessoas que amamos, as quais não machucam, magoam ninguém são as que vão primeiro... mistérios irreais que nos atingem, palavras de conforto impossíveis nesta hora, mas que Deus possa confortar os seus e você...agora em relação ao seu blog, linda está perfeito viu... não há conheço mas nas poucas linhas e que teclamos e nos poucas palavras as quais vi e li de cara achei tudo perfeito, você merece e que isto se torne parte de sua vida, cotidiano e quem sabe um Livro, ao qual desejo ter.
ResponderExcluir2012 mas do que perfeito...
Julio Lins
Júlio :
ResponderExcluirQue bom que você esteve aqui e pode
ver como está o nosso blog.
Você me incentivou a criá-lo,
mesmo sem nos conhecermos e por sua causa , aqui estou. Escrevendo, ajudando pessoas e tendo
esse retorno que você pode comprovar pessoalmente. Este primeiro passo está dado.
Aos poucos, virão os outros.
Obrigada e um Ano Novo cheio de Paz, Harmonias mais que desejadas compartilhadas com o seu lindo filhote e aqueles a quem vc ama!
Lis Lisboa
Dona Nice! Mulher inteligente , mãe esposa de uma sabedoria ímpar.... Muito religiosa, presidente da ASSOCIAÇÂO DE PAIS.Junto ao companheiro contribuiu para a vida tendo como causa a estrutura familiar. Casal de FÉ...
ResponderExcluirSegue para a casa de DEUS PAI! QUE DEUS TE ABENÇOE> ROsangela KNAPP
Danda!
ResponderExcluirObrigada por suas palavras!
D.Nyzinha , realmente foi uma grande
mulher!
Bjs.
Querida Diva,
ResponderExcluirEstou comovida com as suas palavras de despedida a Nyse. Confesso que as lágrimas me enchem os olhos. Me reportei ao meu passado, qdo os meus pais ainda eram vivos e a minha mãe conversava com a nossa vizinha através do muro que não era tão alto e elas podiam se ver e trocar idéias.
Bons tempos tranquilos, dos quais nos restam as boas lembranças. Saudades. Bjs....Adélia
Adélia!
ResponderExcluirRealmente, os bons tempos permanecerão
em nossas lembranças.Nem o tempo poderá nos tomar isso.
Bons tempo, de serenidade, parcerias, reciprocidades e doces sintonias.
As coisas vão caminhando para outros rumos e horizontes, mas os sentimentos ficarão dentro da gente...
Obrigada por suas palavras, de vez em quando passe por aqui.Éncontrei essa forma de conversar com os amigos.
Lembra daquele dia em que nós( eu, você Maria Helena, Marilia e Rita fizemos aquele mural dos desejos?
Eu tenho o meu até hoje. Algumas coisas eu conquistei outras estarão a caminho. Maria Helena conseguiu, lembra?
Então, estou certa que Desejar é o grande Cerne das questões.
Desejar, Desejar, Desejar e correr atrás.
Muita paz, serenidade e saúde para vc e as filhotas nesses novos tempos.
Precisamos nos encontrar....
Diva Maria
Lindona ler essas palavras tão comoventes que escrevera sobre a nossa mamacita, realmente emociona me levando aos prantos, fazendo reviver tantos momentos de aconchego dessa mãezona amiga e confidente que compartilhava alegrias e tristezas sempre celebrando nossa união e nunca perdendo a oportunidade de passar bons exemplos mirando o lado bom da vida em situaçõs diversas.
ResponderExcluirEnquanto viver sentirei a falta da minha mãe...
Obrigada a você cunhada querida que por amor,nobreza, amizade, lealdade e sinceridade continua fazendo parte da nossa família
um beijo no coração
Tuxa
Linda homenagem, Diva, à nossa amada Tia Nyzinha. Sei que não está sofrendo mais e está amparada por entes que a amam e ao lado do Pai. Isso me conforta! Saudades eternas!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirComo vc não colocou o seu nome, não sei exatamente, a quem deverei dirigir-mas, mas pelas palavras tão ternas, sinto que se trata de alguém da familia!
Obrigada, por compartilhar com a gente desse momento tão especial para todos nós.
Sabemos que ela está bem e muito bem acompanhada! Feliz Ano Novo!
Tuxa:
ResponderExcluirA vida é isso tudo que acontece com a gente, capitulo a capitulo.
As histórias que construimos juntos vão sendo somadas e ganham grande importância . Tornam-se fundamentais.
Obrigada pelo carinho e pelo convite!
Um Ano Novo para você e Nico muito mais que especial.
Diva Maria